Como aprender a programar? [PT-BR]

Então, agora que você já sabe o jeito mais facil de aprender a programar ta na hora de botar em pratica, mas como?

Comece do basico
Não adianta você pesquisar como fazer um script super dificil sem saber do basico, eu sei você pode já estar cansado de tanto ouvir a palavra “print()”, mas ainda sim, ela é extremamente usada para saber o que esta funcionando no script.

Tenha logica de programação
Não adianta você saber da parte teorica inteira sem ter nenhuma logica de programação, imagine assim:
O script é uma pessoa querendo atravessar a rua.
Se ele atravessar no verde, tem uma grande chance de dar errado.
Se ele atravessar fora da faixa, tem uma chance menor de dar errado.
Se ele atravessar no vermelho, tem a menor chance de dar errado dentre as 3.
Então é mais ou menos isso, praticando bastante você chega lá.

Quanto tempo demora pra aprender?
Então, não tem tempo, tem gente que aprende em 2 semanas(eu) e tem gente que aprende em 3 meses, até mais, não importa quanto tempo levar, você tem que ser paciente para poder entender e memorizar o que você precisa.

Mas eu tenho memoria fraca
Então… Pesquisa a função que você precisa na developer wiki, sempre da certo pra mim, eu acho.

Se tiver perguntas, mande para o meu Discord:
laika2012#6299
ou no Roblox
laika2012

Muito bom! Espero que a equipe do DevRel tome providencias para aumentar o publico Brasileiro no DevForum, o qual compõem o 2o maior publico do Roblox. Tenho certeza de que os jogadores tem a vontade de se juntar ao fórum e expandir seus conhecimentos nas áreas de desenvolvimento. Espero que providencias sejam tomadas assim como foi para a língua espanhola.

Isso mesmo, não existe nenhuma maneira específica de começar a programar. Alguns preferem ver a wiki, outros haverão de pesquisar vídeos.

Alguns pontos adicionais:

A janela de output é a melhor amiga de qualquer programador;

Vai existir sempre uma vez em que ficamos horas e horas à volta de um script e percebemos que o script só dava erro porque estavamos a usar a variável errada. Já aconteceu literalmente a todos! Muitas vezes, é melhor pedir a alguém para ver o código, porque o mais provável é o erro ser encontrado muito mais rapidamente.

Não tente decorar a API toda. Com a prática os aspetos mais importantes ficam na cabeça. Nem mesmo os engenheiros nos Headquarters da Roblox conhecem a API de cor.

Não se preocupe com a linguagem que está a usar. Quem sabe uma linguagem sabe todas. Ou quase. Por isso, quando saltar para outra linguagem (por exemplo, para programar um servidor, quem sabe?), haverá de perceber que a curva de aprendizagem é muito mais fácil de atravessar.

Dividir para conquistar. Não pense naquele sistema que faz um avião voar… como num sistema que faz um avião voar. Divide a tarefa em tarefas mais pequenas, e haverá de parecer muito mais fácil.

Ah, e já agora, qualquer programa que não tenha um ciclo (um loop, repeat, while ou for) não é um programa, é uma trivialidade. Mas a sério, abuse deles enquanto isso lhe convier (sempre que tiver que fazer a mesma coisa mais que três ou quatro vezes, ou se tiver de fazer uma coisa muito grande mais que uma vez.