Eu tenho dificuldade em aprender RemoteEvents

scripting

Alguém podia me ajudar?

2 Likes

É simples
FireServer - Manda evento para um ServerScript com uma variavel(Player por default) você pode colocar mais.
FireClient - Reverso do FireServer, manda um evento para LocalScript, no qual você tem que especificar o player + evento
FireAllClients - FireClient mas vale para todos os Clients(Usado normalmente em portas) e você tem que especificar o evento.

Nunca Nunquinha mesmo cometa o erro de confiar em LocalScript com funções de If ou verificação, faça isso com o Server se não da ruim.

Exemplos de RemoteEvents

local remote = game:GetService("ReplicatedStorage"):WaitForChild("Remotes"):WaitForChild("NomeDoRemote")

remote:FireServer("Olá mundo")

Server:

local remote = game:GetService("ReplicatedStorage"):WaitForChild("Remotes"):WaitForChild("NomeDoRemote")
remote.OnServerEvent:Connect(function(plr, event)
 if event == "Olá mundo" then
 print(tostring(event), plr.Name)
end
end)

Edit:
Esqueci de mencionar do .OnServerEvent e .OnClientEvent mas é o que se utiliza para ler o “FireServer” ou “FireClient”, então você tem que fazer as verificações para evitar fraudes.

3 Likes

Eu ainda tenho dificuldade em elaborar uma assim, poderia me dar um exemplo bem simples de RemoteEvent? Me ajudaria um pouco a basear porque eu tenho dificuldade em comunicar de script para script.

2 Likes

Não se usa RemoteEvent para comunicar de script para script.
Só pode ser ou script para localscript ou localscript para script.

E o exemplo ta bem aí em cima, que printa “Olá mundo”

3 Likes

ReplicatedStorage é obrigatório? E também poderia resumir um pouco da função WaitForChild()?

1 Like

WaitForChild espera um objeto por exemplo.
Vamos supor que no workspace você coloca um objeto para aparecer 1 segundo depois do server começar.
workspace:WaitForChild(“Objeto”)
Vai esperar o Objeto existir para começar a função, você sempre deveria usar WaitForChild inves de FindFirstChild em começo de script.

ReplicatedStorage não é obrigatorio é so o lugar onde todos botam.

2 Likes

Ah, mais uma coisa a onde eu deixo o remote event e o script?

1 Like

Em qualquer lugar… Eu sinceramente prefiro deixar o RemoteEvent em ReplicatedStorage para organizar, mas coloca em qualquer lugar menos serverscriptservice e serverstorage, o script eu coloco em serverscriptservice ou serverstorage.

3 Likes