Há Algo De Errado Com "Free Models"?

Muitos Developers Tem Um Certo Preconceito Com Free Models, Mas Eu Me Pergunto:
Será Que É Tao Ruim Assim? Eu Sei Que Um Jogo Com “Free Models” Abusivos (Ou Seja O Mapa Todo De “Free Models”) Fica Realmente Feio, Mas Será Que há Algum Problema Em Usar Free Models Simples Só Para Uma “Ajuda”?
Ao Escrever este texto Me Lembrei Da Polemica De Um jogo Atualmente Nos Populares
Que Ganhou O Bloxy Awards Usando Free Models, Muitos Ficaram realmente Intrigados Com Isto, Me Senti Meio Incomodado Mas Aceitei, Mas Aí Vem Uma Pergunta:
É Errado Usar Free Models? Deixe Sua Opiniao Nos Comentarios :smiley:

2 Likes

Não, nunca foi e nunca será, o problema, é que existe pessoas más que resolvem colocar infecções nesses free models, além de mostrar que você não é alguém muito dedicado, é uma coisa um pouco estranha, as pessoas costumam não gostar de free models pelo esforço que fazem para produzir seus próprios modelos, aí vem alguém e faz um free model daquilo, menosprezando o trabalho do outro, certamente, não é errado, mas cada um tem sua ética moral, apenas lembre-se que o barato sai caro! De qualquer maneira, é interessante ter free models para ter ideias, bases, mas não é legal usa-los no seu mapa, isso mostra um sinal de “preguiça” ou “desleixo” aos olhos de certos desenvolvedores. :+1:

5 Likes

Na minha opinião, usar free model não é errado podemos usar como exemplo ,Mad City, que recentemente teve um Update que adicionou um colete, e esse colete é Free Model,mas, é algo que ninguém nota, mas existem desenvolvedores que abusam demais e isso acaba manchando a imagem do Roblox falando que na plataforma existem jogos horríveis.

1 Like

Amigo, basta você pensar:

“Free models são free por que?”

e então vem a resposta:

Pessoas colocaram como free model, por que para elas não faz direfença se outras pessoas usarem algo que ela fez.
É como uma imagem no google, uma fanart, ou uma concept art, estão la, e a maioria é gratis, e muitas pessoas usam.
Não é errado usar free model.
Errado é a pessoa ser intolerante a free models, e a quem os usa.
E pra esse tipo de pessoa eu faço um desafio:
Faça um bom game usando free models.
Por que os jogos que usam free models, usam com maestria e o público não vê problema algum nisso, ja que a maioria nem sabe.
Então não, não existe problema algum em usar free models, pois se eles são free, é por que quem os fez não se importa que outras pessoas usem.

1 Like

Não é errado,as pessoas não usam free models por ter chance de que o free model que você botou no seu jogo ter algum tipo de script que modifique seu jogo, você pode usar free model, mas tem que ver se não tem nenhuma coisa que modifique seu jogo.

1 Like

Não é errado, mas isso virou uma espécie de preconceito por estarem sendo usadas excessivamente. Os Free Models são uma bela fonte de conhecimento em que você pode aprender com elas, assim como eu sempre estudei Script vendo os quais já existiam, procurando saber o que cada parte fazia e como era o produto final. Se é Free Model, é pq alguem esta disponibilizando o trabalho dela para que alguem use. Se formos analisar, não vai haver sequer UM JOGO que vai se salvar de Free Models, mesmo que indiretamente, pois a maioria das pessoas (Não todas) já aprendem estudando coisas que já existem.
Mas há o porém de alguns models terem Virus que simplesmente vão ferrar com o jogo se não forem limpados, então é sempre bom que você tenha algum plugin de Anti-Virus no Studio ou evite Insertar Free Models na maioria das vezes.
Voltando ao assunto, até soluções de Script em que procuramos na Web para resolver as nossas são uma forma de Free Model, mesmo que seja um suporte.

1 Like

Aprender com free models é certo, o que eu acho errado é utilizar e depois falar que é seu e nem dar um pouco de respeito ao criador original. E isso me fez lembrar do pessoal que copia mapas inteiros usando hack e depois fala que é meu e eu posso usar do jeito que eu quiser.

1 Like

usar free model , é usar modelos dos outros , é priguiça de desenvolver seus modelos enquanto tem gente dando duro de programas de modelagem dando o maximo de si para fazerem algo que agrade todos , e você quer comparar a pessoa que usa free model ao lado do que da trabalho duro para fazer? pelo amor né man, ao usar um free model você mostra a sua incapacidade e preguiça, mad city uso um colete free model , ele mostrou a sua incapacidade de criar um misero colete.

Mas aí que está o problema, se é free model é pq alguem foi lá, criou e esta disponibilizando para as demais pessoa usarem. Essa pessoa sabe que se ela deixar desse jeito, muitas pessoas poderão usar do trabalho dela, mas esse é o objetivo de ela ter deixado como free. Não acho que alguém que usa free model deve ser “inferiorizada” por esse simples motivo, já que como eu já disse em outra respostas minhas, eu mesmo só aprendi a scriptar através de free models que já existiam.
Se formos olhar de outro ponto, a wiki também seria uma forma de free model, e a maioria das pessoas usam ela, então isso não seria um modo de free modelagem? Até pq se seguirmos esse raciocínio, alguém também teve trabalho para escrever as informações de lá, então seria errado usa-las?

Na minha opinião, os free models são muito uteis e importantes para toda a comunidade de desenvolvedores, pois como videos, tutoriais e outros você pode coletar uma quantidade muito boa de informações e assim aprender com eles, podem realmente aliviar uma dor de cabeça.

Obviamente ficar usando sem tentar pelo menos aprender é uma coisa muito ruim e não deveria ser feita, pois você sempre deve estar tentando obter mais conhecimento e sabedoria para assim ter mais capacidade e futuramente conseguir fazer tais coisas sem nenhum problema.

Em geral na minha opinião, não há problemas em usar free models, se você estiver aprendendo com eles.

estou falando de desenvolvimento de jogos, na minha opnião sim a pessoa que usa free model e inferior a pessoa que fez o modelo , estou falando do modelo em si não do script que esta dentro dele mas sim de modelagem 3d, eu concordo com a parte de olhar pra ver algum detalhe e aprender como é aquela parte do modelo se for algo novo que você esta modelando e não tem imagens de referencia o suficientes, mas eu não concordo com a parte de usar o modelo ou script dos outros. Resumindo: use free models para referencia de modelagem ou de script e não fique pegando modelos dos outros e va de achando o dev fingindo que fez aquilo.

Bem, cada um escolhe o jeito que vai desenvolver seu jogo. Tanto que a pessoa que está fazendo a modelagem poderia já usar um mesh que o próprio Roblox fez e economizar grande parte do trabalho dela invés de querer ser titulada como “superior” por ser feito o seu próprio. Pois cada um tem o seu próprio modo de Building.
Concordo com vc na parte em que as pessoas usam Free Models e intitulam aquilo como delas, mas elas sabem que estão enganando à sí mesmas.
O que eu queria dizer ao referenciar a modelagem com os scripts é que todo mundo parte sempre de uma mesma base que é referencia para todos, assim como eu usei por exemplo a Wiki, pois lá as vezes há alguns tutoriais básicos de script e se formos seguir a questão de ser errado usar algo que fulano fez para ensinar os outros, seria ligeiramente impossível aprender dessa maneira.
O meu Resumo de tudo é:
Se a pessoa deixou aquilo como Free Model é pq ela quer que outras pessoas usem, mas é errado que intitule aquilo como feita por vc.